Educação Inclusiva
O presente trabalho pretende-se, procurar dentro de uma perspectiva de investigação, responder a uma necessidade que tem vindo a fazer-se sentir no Campo da Educação Especial e que será feita por meio de um estudo bibliográficos, onde serão abordados temas relacionados a Educação Especial.
A educação especial precisa-se ser revista para que todos tenham consciência das necessidades sociais e educacionais que existiram e ainda existem até hoje, por isso, procura-se investigar, para saber como se deu o processo histórico e evolutivo das crianças portadoras de necessidades especiais em nossa sociedade, e como se encontram as mesmas atualmente.
Percebe-se, que toda essa problemática procura-se, saber como ocorreu o processo de inclusão dessas crianças portadoras de necessidades especiais nos estabelecimentos de ensino e que medidas devem ser tomadas para sua concretização. Sabe-se, que cada criança apresenta-se especificidades diferentes, porém, casa ser humano é único, em especial aquelas que possuem algumas limitações que dificultam a sua relação com o outro.
Diante de todos esses problemas, o estudo tem a finalidade de investigar, como ocorreu o desenvolvimento socialização das crianças portadoras de necessidades especiais e como esse processo está ocorrendo atualmente no meio social e escolar.
O estudo também tem como objetivo, proporcionar ao leitor uma visão, ampla a cerca da educação especial. Por tanto, é de suma importância ressaltar que a educação é uma das formas de participação popular que permite portador de necessidade especial a integração com o contexto ao qual faz parte, ou seja, é possibilitar-lhe o desenvolvimento.
A inclusão percorre caminhos de desafios para atender às diferenças na educação. A inclusão também percorre vários caminhos, enfrentando preconceitos, dificuldades, despreparo profissional, barreiras arquitetônicas, prática escolar, reivindicação de direitos iguais e resistências de muito professores em mudar suas práticas