educação inclusiva
Departamento de educação – Campus X
Componente curricular: Coordenação Pedagógica
Docente: Cecília Mourão
Discente: Luciana Henriques da Silva
O Coordenador Pedagógico, a questão da autoridade e da formação de valores
A definição de coordenador pedagógico é a de exercer uma função transformadora agindo como mediador entre o professor e o currículo e outros atores da educação.
Com base nas orientações da Lei de Diretrizes e Bases LDB (9394/96), espera que o coordenador possua certa autonomia para organizar o trabalho pedagógico, procurando garantir no interior da escola uma gestão participativa e democrática.
A autoridade pode ser definida por poder, por cargo, por dignidade ou por saber. A capacidade de se influenciar em outra pessoa certa superioridade por estas reconhecida.
Já na formação é o conjunto de atividades que visam a aquisição de conhecimentos, atitudes e forma de comportamento exigidos para o exercício de funções. A formação pessoal é de âmbito teórico, do estudo e do ensino.
Valores é o conjunto de características de uma determinada pessoa ou organização, dentre outras atribuições.
Segundo Hannah Arendt a autoridade com certa frequência, confunde-se com poder e violência. No entanto, só se pode conceber a presença da autoridade quando se exclui a utilização de meios externos e coerção pois, onde a força é usada a autoridade fracassou.
No que compete ao campo da psicologia La Taille, entende que o respeito, a autonomia e a hierarquia, constitui como condição para a existência da autoridade.
Araújo também reforça o conceito de La Taille, onde entende-se que a autoridade esta diretamente relacionada com o sentimento de respeito que constrói nas relações de duas maneiras distintas, resultando na hierarquização nas relações sociais como reconhecimento do prestígio ou competência.
O coordenador pedagógico é o profissional dentro da escola que pode tomar pra si a tarefa de desenvolver processos que