educação Inclusiva
Infelizmente, as desigualdades sociais no Brasil afetam diretamente as condições de acesso à educação no país e quase todos os indicadores educacionais brasileiros comprovam este fato.
A educação inclusiva é um dos maiores desafios do sistema educacional. É um repto porque não basta apenas disponibilizar vagas nas escolas. A presença do aluno é somente o primeiro passo e significa só que o aluno está na escola. No entanto, a presença não é suficiente, ele precisa compartilhar das atividades escolares e assimilar conhecimentos. Deste modo, inclusão denota o aluno estar no colégio, participando, aprendendo e desenvolvendo suas potencialidades.
Atualmente, já se tornou uma realidade nas redes públicas de ensino, alunos com necessidades especiais frequentarem a escola em salas de aula com inclusão. Isso é importante para que, “independentemente do tipo de deficiência e do grau de comprometimento, possam se desenvolver social e intelectualmente na classe regular”. Porém, para que a inclusão de fato se solidifique, é necessário que os professores estejam capacitados para lidar com esse tipo de situação. Por isso, acho valido que, os alunos de Pedagogia, de Psicologia, das demais licenciaturas e todos os outros profissionais que terão contato com os alunos portadores de necessidades especiais, recebam em sua formação esse preparo. É necessário que todos fiquem “atentos para propostas pedagógicas que auxiliem os docentes no melhoramento de suas concepções e fazeres escolar”.
Por tanto, ansiamos que o contínuo aprimoramento de projetos nesse sentido, tanto na formação, como na constituição continuada de professores, com o tempo