Educação Inclusiva
A Educação Inclusiva atenta à diversidade e tem como objetivo desafiar manifestações de preconceito, discriminação e violência presente no cotidiano escolar. De maneira similar, busca promover a superação de barreiras, à participação e o aprendizado.
O Sistema educacional brasileiro ainda possui uma grande escassez quando se trata de educação inclusiva, pois apesar de existirem programas para dar à esses alunos o melhor aprendizado possível, muitas vezes há uma precariedade na forma de aplicação, pois os professores não são devidamente preparados para esse tipo de impasse educacional.
No livro Educação Intercultural – Desafios e possibilidades (2013) Santiago, Akkari e Marques destacam que “Desde a Declaração Universal dos Direitos Humanos, no ano de 1948, assuntos relacionados à questão da diversidade vêm sendo debatidos internacionalmente, mas, apesar disso, a educação inclusiva (...) pode ser considerada como novidades em muitas escolas brasileiras.” (p.98 – 9)
Se tratando disso, no filme “Como Estrelas na Terra”, essa questão é claramente abordada, retratando a necessidade de uma educação de qualidade para todos, independente de suas dificuldades de aprendizado. O filme retrata ainda a importância de que o educador tenha uma metodologia de ensino que consiga alcançar todos os alunos considerados “especiais”. No artigo Formação Docente e Gestão dos Princípios da Educação (2010) Acosta destaca que “A escola tem sido ‘ invadida’ por ideários pedagógicos, sob o prisma de ‘atualização’, em que a mudança de muitas práticas ocorre sem a realização de um aprofundado estudo por parte dos educadores e, não raro, práticas educativas que se embasam ou são definidas a partir de processos de estruturação de conceitos presentes em projetos pedagógicos, sem os necessários pressupostos teóricos e metodológicos.” (p. 78 – 9)
Por tanto, voltando à questão do filme, na escola onde Ishaan estudava os professores só corrigiam seus erros gramaticais e não percebiam