educação inclusiva
▪ DISCIPLINA: informe a disciplina em este plano será ministrado, no nosso caso geografia, porém, pode ocorrer de trabalharmos com história, conhecimentos gerais e atualidades.
▪ TEMA: título do plano de aula. Exemplo: Globalização e mercado de trabalho.
▪ SÉRIE: indica a série/ano em que será aplicado o plano de aula.
▪ AULA NÚMERO: no caso de construção de planos de ensino em sequência é necessário que se indique a ordem na qual estes serão aplicados.
▪ DURAÇÃO: corresponde ao tempo de duração do plano de aula. Exemplos: um, dois, três períodos.
▪ RECURSOS DIDÁTICOS: apresenta os recursos necessários para a execução da aula. Exemplos: quadro, giz, rádio, projetor, notebook, lápis de cor, garrafa pet, tesoura, caneta, caderno, massa de modelar, isopor etc.
▪ OBJETIVOS GERAIS: aqui devemos fazer referências às capacidades e competências que desejamos desenvolver em nossos alunos com a execução deste plano. Exemplo: tolerância com as diferenças; noções de espaço e localização; consciência ambiental etc.
▪ OBJETIVOS ESPECÍFICOS: muito semelhante ao tópico anterior, porém com um grau de abrangência menor, fazendo uma ligação mais estreita entre os objetivos gerais e os conteúdos. Exemplo: compreender o que são desemprego estrutural e conjuntural; reconhecer os tipos climáticos; identificar as estações do ano etc.
▪ CONTEÚDOS: indica os conteúdos que serão ministrados dentro do plano. Exemplos de conteúdos trabalhados em uma aula cujo tema é geologia: placas tectônicas, camadas da Terra, terremoto, vulcões etc.
▪ EIXO TEMÁTICO: informa a área de conhecimento que se está trabalhando. Exemplos: globalização, migrações, clima, vegetação etc.
▪ METODOLOGIA: este campo se destina a apresentar todos os passos empregados na execução do plano para que sejam alcançados os objetivos elencados no plano. Exemplo: em um primeiro momento será apresentado aos alunos um vídeo sobre aquecimento global, posteriormente