Educação inclusiva e a escola
1. Descrição da escola e de suas condições de atendimento:
Descrição da escola: breve história, caracterização da comunidade do entorno, indicação dos níveis de escolarização atendidos, caracterização dos alunos, com a indicação de suas multiplicidades, apontando, o número de crianças e jovens com NEE.
A partir da caracterização dos alunos, especialmente, dos que apresentam NEE, analisem o atendimento escolar do ponto de vista das condições arquitetônicas e espaciais; da descrição do corpo docente e dos profissionais especializados em relação a sua condição funcional e de formação; do funcionamento de apoios institucionais, comunitários e familiares como parcerias com prefeitura, instituições especializadas, organização e instituições comunitárias, Superintendência Regional de Ensino e Secretaria de Educação, etc.
RESPOSTA:
A E.E. ___________________________________” é uma escola de bairro da cidade de ___________________________. Foi construída nos anos 60 para atender a filhos de operários de uma fábrica de vagões (extinta), portanto está inserida em uma comunidade de classe média baixa. Atende do 1º ano da educação fundamental até ao 3º ano médio.
A escola possui cerca de novecentos alunos, dentre eles, existem uns vinte com NEE “com laudo”, isto porque alguns os pais não trazem o laudo do especialista e nem assumem o problema. As dificuldades vão da mental a física (audição, baixa visão, paraplégico). Apesar da quantidade e variedade, a estrutura física da escola não facilita em nada a vida destes alunos. Não temos rampa para cadeirante, ao contrário tem muitas escadas; não existe um banheiro adequado e nem profissionais preparados, apenas boa vontade.
Os alunos que necessitam de um acompanhamento mais específico o fazem de maneira particular, sem nenhuma ligação com a escola. Não temos nenhuma parceria dentro da escola e nem profissionais especializados. Alguns profissionais estão buscando formação neste sentido, por conta