Educação Inclusiva, uma missão possível?
Schirley Raquel Drews
Professora-Maria Istela
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
Pedagogia (Ped0641) – Prática do Módulo II
10/06/13
RESUMO
O trabalho busca inserir a Educação Inclusiva no processo de evolução histórica da Humanidade visando identificar as suas origens e meta final. Mostra diferentes momentos históricos das relações das sociedades com as pessoas com deficiências e traça a linha evolutiva existente desde a pré-história aos dias de hoje, encontrando na formulação conceitual da educação inclusiva elementos comuns. Para realizar este trabalho foram feitas pesquisas de artigos relacionados ao tema. Ficou claro ser a Educação Inclusiva um passo natural no caminho dos processos evolutivos da educação e das relações sociais, percorrido através dos tempos. Logo, concluímos ser a Educação Inclusiva uma missão possível e desejável.
Palavras-chave: Evolução. Educação. Inclusão.
1 INTRODUÇÃO
Este trabalho tenta mostrar a educação especial - educação de pessoas com deficiências físicas ou intelectuais - como um processo em evolução através dos tempos, acompanhando as tendências evolucionistas da própria sociedade onde está inserida.
Veremos de forma breve os fundamentos originários das mudanças e da evolução no enfoque sobre a educação especial. Veremos que a Educação Inclusiva é o grau máximo da evolução da educação especial e como ela pode ser capaz de transformar toda a educação e a sociedade.
Incluir para evoluir. Durante a sua história, silenciosa, vem preparando o terreno para uma mudança radical no cenário das relações humanas. Este trabalho tenta mostrar os passos dados nesta direção e a sua importância como um objetivo a ser alcançado, utilizando-se para isso dos conhecimentos adquiridos nas disciplinas estudadas neste semestre, particularmente psicologia da educação e sociologia.
O propósito deste trabalho é justamente mostrar como a Educação Inclusiva é um