Educação física
A violência nos esportes é considerada hoje um problema social, devido à grande proporção atingida, pelo incômodo causado, pelos interesses e a ética que envolve os eventos esportivos.
A violência praticada pelos jogadores dentro do jogo, tanto dos jogadores entre si quanto dos jogadores com a arbitragem, geram uma série de consequências para os que cometeram o ato e para os clubes em que pertencem que são descritas no código esportivo para cada esporte, como por exemplo, no futebol pode haver a expulsão do jogador no dia do acontecido e a suspensão de jogadores durante um determinado tempo.
Os atletas de alto desempenho são protagonistas de belíssimos espetáculos, e por isso, servem como modelos a um grupo cada vez maior de pessoas, principalmente jovens e adolescentes. Também por isso na maioria das vezes, conflitos gerados dentro de campo são levados a parte externa (torcedores), gerando brigas que podem levar a julgamentos, prisões e até a morte.
Muitas torcidas organizadas envolvem-se em atos de violência: há vandalismo e várias pessoas, normalmente da torcida rival, são hostilizadas, agredidas, machucadas e até levadas a morte, pelo simples fato de que outras precisam extravasar a alegria pela vitória, a angústia pela derrota ou basicamente são impulsionadas por outros fatores sociais como consumo excessivo de álcool, drogas, intolerância e estresse.
Tudo isso acaba desencadeando uma reação violenta das autoridades em relação aos integrantes das torcidas organizadas devido ao histórico de brigas das mesmas.
Mariana Pache, Luísa de Vasconcellos
Amanda Andrade, Sara Araujo e Maria Luisa