Educação Física
www.educacional.com.br/educacao_fisica/treinamento/treinamento0_imprimir.asp?strTitulo=Avaliaç;ã;o fí;sica: saiba como an…
Avalia
por Gilson Brun
Você sabe como a sua equipe chegou ao fim do ano em relação à preparação física?
Que parâmetros você utiliza para averiguar se o seu treinamento deu certo? Você se baseia somente nas vitórias ou faz um acompanhamento periódico?
Existem dados do desenvolvimento físico dos seus atletas neste ano que está acabando para que possa analisar os resultados que obteve?
MEDIDA OU AVALIAÇÃO?
Segundo Mathews (1980), medida é o principal meio para se obter informação. Tanto numa situação complexa como numa situação simples, a medida fornece através de processos precisos dados quantitativos que exprimem as qualidades que se deseja medir.
Já a avaliação implica julgamento, estimativa, classificação e é um processo pelo qual, com base nas medidas, podese exprimir e comparar critérios. A avaliação julga o quanto foi eficiente o sistema de trabalho adotado.
MONTANDO A BATERIA DE TESTES
Antes de montar a bateria de testes que vamos aplicar em nossa equipe, devemos responder a uma simples pergunta: O que vamos medir? Quais são as valências físicas importantes no nosso esporte? Devemos também levar em consideração alguns aspectos referentes aos testes:
Padronização O teste deverá ter instruções claras e precisas para que qualquer pessoa possa aplicálo sem problemas.
Confiabilidade ou fidedignidade Referese à consistência da medição de qualquer teste dado. Ou seja, se num teste feito com um grupo de pessoas obtemos determinado resultado, devemos chegar a esse mesmo resultado se o teste for repetido com esse grupo em outra ocasião. Subentendese, naturalmente, que nesse meio tempo não se fez nada que causasse no grupo qualquer alteração qualitativa em relação ao fator