Educação Física
CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA
ATIVIDADE FÍSICA E SAÚDE
HIPERTENSÃO
Acadêmicos: Andressa Ferreira
Élbio Junior
Shayene Marques
Professor: Me. Luiz Gonzaga Junior
Guaíba, maio de 2014.
Introdução
Atualmente as doenças crônicas relacionadas à inatividade física ganham grande repercussão no cenário mundial. Vários são os fatores que levam as pessoas a este comportamento inadequado, entre os mais relevantes podemos citar o grande apelo da mídia com suas estratégias de marketing, o avanço tecnológico, a crescente carga de trabalho e o alto nível de estresse. Estes fatores, dentre outros, são considerados comportamentos de alto risco a saúde, precedendo o surgimento de doenças crônicas.
Presentes estudos demonstram que a atividade física passa a ser reconhecida como importante auxiliar na prevenção e tratamento de doenças crônicas, trazendo benefícios não somente no tratamento destas, mas também na melhoria da qualidade de vida.
Segundo a Sociedade Brasileira de Hipertensão (SBH), na última década estima-se que a Hipertensão atinja em torno de, no mínimo, 25% da população brasileira adulta, chegando a mais de 50% após os 60 anos e está presente em 5% das crianças e adolescentes no Brasil. É responsável por 40% dos infartos, 80% dos derrames e 25% dos casos de insuficiência renal terminal. Em cima desses dados, o presente estudo discorre sobre os benefícios da atividade física como importante fator no tratamento da hipertensão.
Objetivo Geral Contribuir para a conscientização da importância da atividade física na prevenção e tratamento do hipertenso, assim como sua influência na qualidade de vida.
Objetivos específicos
Ilustrar a inatividade física como um importante fator causador da hipertensão;
Incentivar a prática de atividade física constante como tratamento da hipertensão.
Hipertensão
O que é Hipertensão?
A Hipertensão ou comumente chamada de “pressão alta” é caracterizada por