Educação Física
A noção de treino está, fundamentalmente, ligada a duas ideias principais:
- Ao trabalho a realizar num determinado campo de atividade para se conseguir um nível de eficácia elevado. Esta ideia aparece normalmente associada a uma prática de repetição de tarefas, muitas vezes apresentadas segundo sequências facilitadoras, organizadas de acordo com uma lógica de dificuldade crescente.
- Ao processo de preparação para um qualquer acontecimento que exija grande concentração por parte do indivíduo ou uma utilização dos recursos físicos e psíquicos de grande exigência. O treino desportivo abarca estas duas ideias e subordina-as a um propósito principal: a obtenção do máximo desempenho desportivo.
Entende-se por desempenho desportivo, também conhecido pelo termo “performance”, o resultado, obtido em competição, que expressa as possibilidades máximas individuais numa determinada disciplina desportiva, num determinado momento de desenvolvimento do atleta e da época de preparação. O desempenho, especialmente em desportos baseados na locomoção, ou seja, na ação de translação do próprio corpo de um ponto no espaço para outro, pode ser, por exemplo, o tempo levado a percorrer uma dada distância (fazer 14 minutos aos 5000m é um desempenho) ou a distância percorrida num determinado período de tempo (conseguir correr 24 km numa hora). Se pensarmos na curva velocidade / tempo, o objetivo do treino será o de a desviar para a direita, ou seja, correr a mesma distância mais rápido ou correr mais tempo a uma mesma velocidade. Quando se fala em treino desportivo, portanto, estamos sempre a colocar a questão de uma preparação óptima e sistemática para a competição. Não existe treino desportivo sem um quadro competitivo definido e regulamentado que enquadre, do ponto de vista das dinâmicas sociais, esta prática. No entanto, a preparação para a competição desportiva, é um processo que tem que ser entendido a longo prazo, devendo desenrolar-se no