Educação Física
O presente trabalho, proposto pelo professor, enquadra-se na disciplina de Educação física e tem como objectivo entender a sua importância no processo de ensino aprendizagem dos alunos na uma vez que é uma disciplina muito importante como complemento ao estudo das restantes disciplinas.
O trabalho para além da parte introdutória relata a vertente mais “teórica” na disciplina supra indicada.
Sendo dividido da seguinte forma:
A aptidão física, a saúde, um estilo de vida saudável e o seu desenvolvimento;
Princípios fundamentais do treino das capacidades motoras;
A intensidade e duração do esforço;
Factores de saúde e risco;
Controlo do esforço e a fadiga.
1-Relacionar aptidão física e saúde e identificar os factores associados a um estilo de vida saudável, nomeadamente o desenvolvimento das capacidades motoras, a composição corporal, a alimentação, o repouso, a higiene, afectividade e a qualidade do meio ambiente.
Aptidão física é a capacidade de executar tarefas diariamente, como no trabalho e no lazer com energia e perspicácia, em cansaço excessivo para enfrentar possíveis emergências imprevistas. Isto proporciona um risco de doenças crónico-degenerativas menor.
A aptidão física tem duas vertentes: uma associada ao ramo da saúde e outra associada ao rendimento desportivo.
A aptidão física e a saúde estão relacionadas devido a quatro fatores: a resistência cardiorrespiratória, a composição corporal, a flexibilidade e a força e resistência muscular localizada.
Um “bom” estilo de vida deve ser adotado o mais cedo possível. Os bons hábitos que proporcionam um estilo de vida saldável devem ser mantidos toda a vida.
Fatores associados a um estilo de vida saudável
Existem vários fatores associados a um estilo de vida saudável. Esses fatores são: o desenvolvimento das capacidades motoras (a resistência, a força, a velocidade, a flexibilidade e a destreza); a composição corporal; a alimentação; a hidratação; o repouso; a qualidade do meio