Educação Física
BRASIL: HISTÓRICO CRÍTICA
TAGUATINGA-DF
2013.
RAIMUNDO LIMA ARAUJO
Trabalho sobre Brasil: Abordagem histórico crítico, apresentado a matéria Brasil: histórico crítica, como parte dos requisitos exigidos pelo Professor coordenador Frederico.
TAGUATINGA-DF
2013
BRASIL: HISTÓRICO-CRÍTICO
No processo de compreensão e relação com as experiências do passado, não podemos nos equivocar com a ideia de que o passado sempre há de ser uma referência válida para orientação das ações no presente. Em diversas situações, temos leituras sobre o passado em que o vivido é interpretado como um conjunto de situações que precisa ser abandonado e a favor da constituição de um novo conjunto de ações apartados com aquilo que aconteceu.
Educação e Formação do Homem Social
Ao contrário do que sempre alegaram a metafísica tradicional e a ciência moderna, todas as formas de manifestação concreta da existência humana se realizam mediante a ação real, o agir prático. Com efeito, a substância do existir é a prática. Só se é algo mediante um contínuo processo de agir, só se é algo mediante a ação. Assim, diferentemente do que pensavam os metafísicos clássicos, não é o agir que decorre do ser, mas é omodo de ser que decorre do agir. É a ação que delineia, circunscreve e determina a essência dos homens. É na e pela prática que as coisas humanas efetivamente acontecem, que a história se faz.
Este é o sentido da historicidade da existência humana, ou seja, os homens não são a mera expressão de uma essência metafísica predeterminada, nem a mera resultante de um processo de transformações naturais que estariam em evolução. Ao contrário, naquilo em que são especificamente humanos, eles são seres em permanente processo de construção. Nunca estão prontos e acabados, nem no plano individual, nem no plano