Educação física
1 de janeiro de 2008
definir tamanho aA aA
A Mulher é muito especial! Sua natureza fisiológica, sua beleza natural, seus hormônios, suas alterações, fazem da mulher seres diferentes do homem.
A fisiologia especial a torna mais vulnerável a deficiências nutricionais durante os diferentes estágios da sua vida. As necessidades de nutrientes específicos como ferro e cálcio são maiores nas mulheres do que nos homens.
A mulher possui uma taxa metabólica menor e maior quantidade de gordura que o homem, apresentando ganho de peso mais facilmente.
As alterações femininas
Menstruação, tensão pré-menstrual, gestação e menopausa
O ciclo menstrual ocorre devido a alguns fatores controlados por determinados hormônios que possuem uma variação cíclica, cuja principal função é preparar o organismo para a gestação, controlando, principalmente, a ovulação e o aporte nutricional para o futuro embrião. Os hormônios em questão são:
* FSH (hormônio folículo estimulante): produzido e liberado por uma glândula situada na base do cérebro, a adeno-hipófise, o FSH tem como principal função iniciar o amadurecimento dos óvulos no ovário;
* LH (hormônio luteinizante): também produzido e liberado pela adeno-hipófise, este hormônio visa terminar o amadurecimento do óvulo e estimular sua liberação para o útero;
Durante o amadurecimento do óvulo, as células próximas a ele passam a produzir:
* Estrogênio: hormônio que, durante a adolescência é responsável pelos caracteres sexuais femininos como desenvolvimento das mamas e de alguns tecidos adiposos, amadurecimento dos órgãos sexuais, etc, passa e ser responsável pelo início da formação do endométrio;
* Progesterona: também responsável, durante a adolescência, pelo surgimento dos caracteres sexuais femininos, mas que, durante o ciclo menstrual, conclui o desenvolvimento do endométrio.
Durante os três primeiros meses de uma gestação normal, existe o risco de descolar a placenta do útero