Educação Física
Definição dos Fundamentos
1- SAQUE: é a única função que só depende do executor
Tipos de saque mais utilizados:
Saque por baixo - Só é utilizado por crianças no início da aprendizagem.
Saque por cima (tipo tênis) –É o tipo de saque mais utilizado por praticantes de nível intermediário, além de ser utilizado no alto nível.
Saque flutuante com salto- Os procedimentos técnicos do saque anterior e acrescentar um salto antes de sua execução.
Saque viagem ao fundo do mar- Para a sua execução o atleta deve lançar a bola para o alto e fazer um gesto semelhante ao do ataque. É o mais utilizado no alto nível atualmente.
2- RECEPÇÃO: É um fundamento que tem importância essencial na finalização da jogada ofensiva da equipe. É realizada normalmente através do toque ou da manchete
3- LEVANTAMENTO: É uma habilidade que requer extrema precisão, sendo considerada uma habilidade motora fina. Assim, o toque é o recurso que mais é utilizado para a sua realização.
4- ATAQUE: É o fundamento do jogo que desperta o maior interesse na maioria dos praticantes. O ataque é um fundamento que normalmente motiva o aprendiz e é praticado espontaneamente pelos alunos nos momentos de intervalo de treinamento.
5- BLOQUEIO: O bloqueio é um fundamento considerado de fácil aprendizado, porém de difícil aplicabilidade no jogo.
6- DEFESA: A importância da defesa no jogo é entendida a partir da constatação que cada vez que se executa uma defesa com sucesso, o adversário deixa de pontuar e a equipe que defendeu tem condições de executar um contra-ataque, passando a ter uma maior possibilidade de vencer o ponto em disputa.