Educação física e jogos
PARA O DESENVOLVIMENTO DO ESPORTE
Tânia Ludinete Celeti da Silva Bela1
RESUMO
Este estudo pretendeu apontar algumas possibilidades pedagógicas para o desenvolvimento do esporte nas aulas de Educação Física, considerando as características lúdicas do jogo. Para tanto, primeiramente foi aplicado um questionário aos alunos e professores, a fim de identificar aspectos pedagógicos e metodológicos que são priorizados e utilizados pelos professores para trabalhar com o Esporte nas aulas de Educação Física.
Constatou-se, na análise das respostas dos questionários que a proposta de se tratar o esporte ludicamente é algo ainda muito distante das aulas de Educação
Física. Posteriormente o projeto foi desenvolvido numa escola da Rede Pública
Estadual de Ensino, com alunos de 5ª e 6ª séries, no qual foram priorizados os
Jogos Cooperativos para o desenvolvimento dos conhecimentos básicos do esporte. Foi possível constatar que a integração proporcionada pela atuação em duplas ou equipes apresentou-se, para os alunos, como a melhor forma de se alcançar resultados positivos, além de despertar a noção de comprometimento de uns com os outros. Foi necessário utilizar várias estratégias diferenciadas como a adaptação das regras, do espaço, do número de jogadores entre outras, não havendo distinção entre os alunos em relação a habilidades e aptidões de qualquer natureza. Embora no início do projeto alguns alunos da 6ª série tenham apresentado certa resistência, no seu desenvolvimento todos acabaram participando das atividades propostas com entusiasmo e alegria. Assim, o esporte com enfoque lúdico apresentou-se como uma possibilidade metodológica viável e indispensável a uma formação crítica para o desenvolvimento da cidadania.
PALAVRAS-CHAVE: esporte, ludicidade, jogos cooperativos, integração, formação. 1
1
Professora PDE – 2007, atua na rede pública estadual de ensino do Paraná há 29 anos.
INTRODUÇÃO
Jogo e Poesia
Lucinea