Educação física e dança agentes na manutenção e equilíbrio postural
Não é difícil perceber que crianças possuem uma manutenção postural diferente de pessoas adultas.Nos primeiros anos de vida época de vivencia e aprendizado, as crianças possuem um percepção e controle postural próprio de sua idade, costumes de posturas incorretas devem ser trabalhados nessa idade. Atividade Física em geral, exige o equilíbrio e composição de todos os sentidos para a manutenção dessa postura.
Diversos estudos têm demonstrado que crianças apresentam mudanças desenvolvimentais no desempenho do sistema de controle postural (BARELA, 1997; FIGURA et al., 1991; RIACH; HAYES, 1987; USUI; MAEKAWA; HIRASAWA, 1995), Tornando-se mais evidentes em situações que exigem um controle postural mais acurado. (AMIRIDIS; HATZITAKI; ARABATZI, 2003; FIGURA et al., 1991; STREEPEY; ANGULO-KINZLER, 2002; WOOLLACOTT; DEBÛ; MOWATT, 1987).
Rev. Bras. Ciênc. Esporte, Florianópolis, v. 33, n. 3, p. 747-760, jul./set. 2011 749
Atividades como essas são encontradas nas brincadeiras de rua como, por exemplo: amarelinha, andar sobre meio fio e andar bicicleta e andar sobre o skate. O problema é que a cada década as crianças costumam a abandonar essas brincadeiras, os motivos que vão desde a violência crescente nas ruas à tecnologia atraente. O professor de Educação Física acaba assumindo um papel fundamental. Ele recebe crianças sem formação rítmica e controle postural e até mesmo sem interação social. O educador tenta diminuir essa acentuação corporal que já é própria de crianças pequenas. Além das de promover jogos, brincadeiras e dinâmicas, o educador pode utilizar de um recurso de fácil acesso e muito aceito por crianças pequenas a musica e/ou a dança. A dança é campo vasto e propicia efeitos que vai desde benefícios no meio