Educação Física - Sedentarismo na adolescência
O sedentarismo pode ser definido como a falta, ausência ou diminuição de atividades físicas. A atividade física proporciona uma ótima saúde e estabilidade para o corpo, por isso é extremamente recomendável que todos pratiquem pelo menos um pouco de exercícios físicos, algum esporte e etc. No entanto, nem todas as pessoas tem uma consciência de que esta prática saudável pode prevenir doenças.
Cada vez mais vemos o sedentarismo presente na vida dos adolescentes de hoje em dia, devido à alta tecnologia que está presente atualmente. É preferível jogar vídeo game, ver TV, acessar a internet do que a prática de, por exemplo, um esporte, como o futebol, basquete, entre outros.
E as consequências deste sedentarismo podem ser prejudiciais, como por exemplo: pressão alta, obesidade, diabetes, aumento nos níveis de colesterol ruim, hipertensão, doenças respiratórias crônicas, distúrbios cardíacos e etc.
A atividade física é mais complicada para um adulto, afinal o adulto tem pouca propensão a pratica de exercícios como as crianças e os adolescentes. Devido a isso é perceptível que para um adolescente não é complicado praticar algum exercício, muitas vezes pode ser por falta de vontade ou preguiça, porem prejudica a saúde. Contudo, deve haver uma moderação, pode-se assistir TV, jogar vídeo game, mas deve-se praticar exercícios físicos, pois é para uma melhora da saúde, e muitas vezes para a estética também.
Há algumas formas da atividade física melhorar a saúde como:
Diminuir o risco de desenvolver diabete.
Promover o bem-estar psicológico.
Ajuda para controlar o peso corporal.
Ajuda para manter os ossos, músculos e articulações saudáveis.
Reduzir o risco de morrer prematuramente.
Diminuir o sentimento de ansiedade e depressão.
Entre outras coisas também.
Para começar a se exercitar bem, bastam 30 minutos por dia de alguma pratica física, moderada e constante para não ser considerado um sedentário.
Algumas opções para o