Educação física para surdos
- 50 metros nadando crawl.
PERNADA DE BORBOLETA – INICIAÇÃO
1 – Passar por baixo da raia fazendo o movimento da pernada e depois passar por cima da raia seguinte, fazendo o movimento de mergulho.
2 - Pernada em Decúbito Ventral – barriga para baixo, ajuda a perceber como é realmente a perna do borboleta, com movimentação de quadril e pernas.
3 - Pernada em Decúbito Dorsal – mesmo procedimento que o anterior, porém de barriga para cima, isto auxilia ao aluno perceber o quanto ele está flexionando os joelhos, já que se o movimento for acentuado, os joelhos sairão da água, o que é incorreto.
4 - Pernada Lateral – fazer o movimento de pernas de borbo de lado, para trabalhar com força o tempo todo – importante fazer força para os dois sentidos, tanto quando faz força em direção ao peito do pé, quanto em direção ao calcanhar.
5 - Pernada com flutuador ou prancha entre as pernas – para corrigir pernadas que abrem os joelhos na hora de colocar a força na perna.
6 - Pernada respirando no ritmo – com as mãos nas coxas, executar a pernada fazendo a respiração como se estivesse nadando, sem o auxílio dos braços – exercício muito bom para ritmo de nado e respiração, pois o aluno tem que acertar a respiração com a força e ritmo da pernada, sem usar os braços.
BRAÇADA DE BORBOLETA - INICIAÇÃO
1 - Executar a braçada caminhando pela piscina. Esse exercício ajuda a ter uma noção básica de como é a braçada do nado borboleta. (a braçada é como tivesse desenhando uma fechadura com os dois braços.)
2 - Executar somente o braço direito, para ter a coordenação com a pernada.
3 - Executar somente o braço esquerdo, mesmo objetivo do exercício anterior.
4 - Nadar o borboleta com pernada de crawl, se concentrando ao máximo na braçada, sem se preocupar com ondulação.
5 - Fazer sequências de braçadas alternando braço direito, braço esquerdo e completo ( pode ser 1x1x1 ou 2x2x2 ou 3x3x3 ou 1x1x2 ou 2x2x3....), para coordenar a braçada com a pernada e