Educação física para crianças
Rita de Cássia Lindner Kaefer
**Ana Eleonora Sebrão Assis
RESUMO
O objetivo do presente artigo é apresentar uma reflexão a respeito da importância da prática da Educação Física na Educação Infantil, abordando os aspectos da atuação do professor e da inclusão das crianças através da prática do brincar.
Palavras-chave: Educação Física - Educação Infantil – Brincar - Inclusão
INTRODUÇÃO
Neste trabalho apresento a reflexão sobre a prática de ensino em Educação Física na
Educação Infantil, na Associação de Amparo Materno Infantil (AAMI), situada em
Guaíba/RS.
Realizei esse estágio com as turmas de Jardim I e II, envolvendo crianças de 4 a 6 anos de idade. O período de estágio teve duração de março a maio de 2008.
Através da prática pude refletir sobre a atuação do profissional de Educação Física, que com suas atividades pode promover um ambiente favorável ao desenvolvimento infantil, utilizando como recurso de ensino uma postura de parceiro de brincadeiras e favorecendo a participação de todas as crianças, sem excluir as com dificuldades motoras.
______________________________________________________________________
*Acadêmica do Curso de Licenciatura em Educação Física da Universidade Luterana do Brasil - Campus Guaíba. **Professora da disciplina de Estágio Supervisionado em Educação Física I da Universidade Luterana do Brasil – Campus Guaíba e orientadora deste trabalho. 2
REFERENCIAL TEÓRICO
A Educação Física assume um papel extremamente significativo na Educação Infantil, pois é através do brincar que a criança explora seu corpo, interage com outros corpos e desenvolve seu crescimento cognitivo e motor.
Segundo Gallahue (2005, p. 208) “deve ser empregada uma abordagem em que inúmeras experiências sejam incorporadas, a partir das várias modalidades sensoriais”.