Educação física (nova introdução)
A motricidade é o conjunto das funções nervosas e/ou musculares que possibilitam os movimentos, nos seres humanos. É o estudo que visa aprender sobre os movimentos na maneira como desenvolvemos as decisões e produção de atividades motoras. A capacidade de movimentos permite respostas adaptativas ao ambiente, o que mostra que a nossa orientação de atenção se concentra mais nas ações que fazemos do que nos movimentos propriamente ditos.
Através do movimento a pessoa, começa a conhecer-se a si própria, aos outros e os objetos. Pelo movimento comunicamos e relacionamo-nos com tudo o que nos rodeia, assim, a motricidade é o produto final da evolução.
São usadas três definições do que é a educação física para o ser humano como: Conjunto de práticas sistematizadas, visando desenvolver as propriedades motoras do corpo humano; Componente curricular de processos educacionais formais; Áreas de conhecimento que estuda determinados fenômenos através de métodos científicos e sistematiza o conhecimento produzido, assim, construindo teorias. Todos esses conceitos foram feitos a partir de práticas sociais de acordo com o político-social de cada época.
As propriedades motoras se desenvolviam de forma instintiva, pela necessidade de sobrevivência. Com o desenvolvimento da organização social, e principalmente pela introdução do trabalho, há uma diferença entre as necessidades biológicas e a expressão motora, possibilitando a diversificação das ações individuais e com isso desenvolvendo o psiquismo humano que