Educação Física - Atletismo
A história diz que os primeiros eventos desportivos organizados foram realizados por volta de 1200 a.C., no "Monte Olímpico", na Grécia. Próximo a este local foi construído um palco desportivo para os Jogos Olímpicos. Lá, os homens exibiam as suas forças, habilidades físicas e o controle psicológico, tudo em homenagem a Zeus, o rei dos deuses da mitologia grega. As mulheres, por sua vez, não tinham permissão para participar dos jogos e nem mesmo para assistir as competições masculinas. Mas, em contrapartida, a cada quatro ano era realizado um evento desportivo só para elas, em homenagem a Hera, esposa de Zeus.
Os acontecimentos desportivos vêm sendo organizados desde há quase três mil anos. O Atletismo é a forma mais antiga de um desporto organizado. Trata-se de uma mistura de vários desportos, que engloba as corridas, os saltos e os lançamentos, vem de há muito tempo que correr, saltar e lançar era encarado como uma aprendizagem vital na caça e na guerra. Nos originários antigos jogos em Olímpia, os corredores usavam elmo e escudo. Nos primeiros jogos de que há registo efetuados na Grécia, em 776 a.C., existiu apenas uma prova, a corrida no estádio. O número de modalidades e a extensão dos jogos foram aumentando gradualmente.
Durante anos, o principal evento olímpico foi o pentatlo, que englobava lançamentos de disco, salto de comprimento e luta livre. Outras atividades, como as carreiras de homens com armaduras, fizeram parte mais tarde do programa. Os romanos continuaram celebrando as provas olímpicas depois de conquistar a Grécia no ano 146 a.C.. No ano 394 da nossa era o imperador romano Teodósio aboliu os jogos. Durante oito séculos não se celebraram competições organizadas de atletismo. Restauram-se na Inglaterra em meados da metade do século XIX, e então as provas atléticas converteram-se gradualmente no desporto favorito dos ingleses.
Em 1896 iniciaram-se em Atenas os Jogos Olímpicos, uma modificação restaurada dos