Educação Física Abordagem Behaviorista : Mecânica Básica da Aprendizagem
Desenvolvimento Cognitivo:
O comportamento inteligente tem dois aspectos fundamentais. Primeiro, ele se orienta a objetivos: é consciente e deliberado. Segundo, ele é adaptativo: dirige-se à adaptação a circunstâncias e condições da vida. A inteligência - o conjunto de capacidades mentais subjacentes ao comportamento inteligente - é influenciada tanto pela herança quanto pela experiência. A inteligência permite que as pessoas adquiram, lembrem e usem o conhecimento, compreendam conceitos e relações, e resolvam problemas da vida cotidiana.
• A abordagem behaviorista: estuda a mecânica básica da aprendizagem. Investiga como o comportamento muda em resposta à experiência.
O condicionamento clássico: permite que os bebês prevejam um evento antes de ele acontecer, estabelecendo associações entre estímulos (como a câmera e oflash) que regularmente ocorrem juntos. A aprendizagem adquirida por condicionamento clássico desaparece ou se extingue se não for reforçada.
Os recém-nascidos podem ser classicamente condicionados com muita facilidade quando a associação entre os estímulos tem um valor de sobrevivência. Por exemplo, bebês com apenas 2 horas de vida viram a cabeça e sugam quando suas testas são acariciadas ao mesmo tempo em que eles recebem uma mamadeira com água adocicada.
Depois do condicionamento clássico, a carícia na testa é suficiente para fazê-los se virar e sugar .
Condicionamento Operante e Memória :
No condicionamento clássico, o aprendiz é passivo, absorvendo e automaticamente reagindo aos estímulos. Em contraste, no condicionamento operante - como quando o bebê aprende que seu sorriso lhe traz atenção amorosa - o aprendiz age ou opera sobre o ambiente. O bebê aprende a dar uma determinada resposta a um estímulo ambiental para produzir um determinado efeito.
Os estudos que utilizam condicionamento operante têm sido utilizados para testar
a