EDUCAÇÃO FORMAL e TREINAMENTO: confundir para doutrinar e dominar

2118 palavras 9 páginas
EDUCAÇÃO FORMAL e TREINAMENTO: confundir para doutrinar e dominar1

Valdo José Cavallet2

Nos dois últimos séculos, com inúmeras inovações tecnológicas e estruturais, com o avanço significativo da Ciência, com as rupturas nas tradições, nas formas de expressão e das relações humanas, pelo aumento da velocidade e a diminuição das distâncias de espaço e tempo, com a ênfase dada na personalização, na competitividade e na simulação do cotidiano pelas imagens intensificadas dos meios de comunicação de massa, as instituições sociais encarregadas da educação passaram a viver um dualismo: a formação integral, do homem para a vida, e a formação técnica e especializada, do homem para o trabalho.
Estes aspectos podem ser dicotômicos ou complementares. A disputa pela hegemonia da concepção econômica de educação, que seria determinada pelo mercado, sobre a concepção social e humana, voltada ao desenvolvimento integral do homem, representaria o aspecto dicotômico na medida que tem uma expectativa de não mudar o homem do ponto de vista de sua construção, mas adaptá-lo ao mundo do trabalho que está em mudança. A complementariedade dos aspectos ocorreria ao se estabelecer conscientemente o desenvolvimento de ambas as formas, com métodos apropriados.
A sociedade é complexa e são caracterizadas circunstâncias de crise pelos mais diversos segmentos sociais. O modelo de desenvolvimento em vigor tem se mostrado ineficaz para superar os grandes desafios da atualidade. Portanto, o que ocorre é uma crise de paradigma. A educação é apontada como solução para a crise. Mais do que nunca, a escolarização tem sido colocada em destaque por representantes dos mais diversos segmentos sociais. Frente aos desafios da atualidade, até o sistema financeiro internacional, de forma explicita e inédita, passou a defender a intensificação dos processos de escolarização. (TOMMASI; WARDE; HADDAD, 1998)
Os departamentos de educação de Instituições Financeiras, como o Banco Mundial, passaram a

Relacionados