Educação Formal e Educação Informal
Desde pequenos recebemos educação formal e informal. A diferença entre ambas está no conteúdo aprendido e na forma de se aprender. A “educação informal” começamos a aprender com nossos pais, ou seja, é deles os primeiros aprendizados informais que recebemos como primeiras palavras, nome dos primeiros objetos, primeiros conhecimentos etc. Ainda pequenos quando completamos mais ou menos quatro anos de idade começamos a receber a “educação formal”, que se dá quando entramos em contato com os aprendizados da escola, ou seja, ela é adquirida através do estudo durante a vida enquanto passamos pelo ensino fundamental, médio, superior etc. Ambas as formas de educação são adquiridas durante o tempo de vida independente do tempo, local, espaço, situação etc.
A educação informal é mais fácil de ser adquirida, pois ao contrario da formal, que só é recebida através de estudo, ou seja, formação pedagógica e acadêmica, a informal está presente em todo momento do nosso dia, desde o jornal que lemos que nos dá informações do tempo, notícias, atualidades, assim como quando conversamos com alguém que nos conta algo, discute ideias e pontos de vista ou quando temos acesso a internet em redes sociais, network, site de notícias ou até quando assistimos filmes, novelas, series. Em todos esses casos nossa mente recebe informação e conhecimento, algumas informações mais importantes e interessantes que outras. Depende apenas de nós buscarmos e guardarmos em nosso “patrimônio de conhecimento” as coisas que forem importantes e que agregue em nossa vida.
Tanto a educação formal quanto a informal é importante em nossa vida, pois uma completa a outra, ou seja, não adiantaria uma pessoa ser um gênio acadêmico se o mesmo não ter tido a educação informal necessária para ser um “bom cidadão”.