Educação fisica
Mas quantas horas de ginástica deve haver nos currículos? Esta é a grande questão. Os currículos atuais estabelecem 3 horas semanais. As atividades desenvolvidas na ginástica são, basicamente, correr (corrida, correr atrás de uma bola ou com a bola nas mãos), saltar (de todas as formas menos o salto em pára-quedas), atirar objetos (vara, peso, disco) e nadar. Repara-se que as crianças, nos intervalos das aulas, fazem disto tudo um pouco. Correm, e correm que se fartam, quando brincam de esconde-esconde, quando trepam às árvores e muros e dão grandes saltos, quando jogam futebol. Nunca param quietos, acompanhando sempre estas atividades físicas próprias do brincar com uma outra não menos importante para o desenvolvimento dos pulmões e das cordas vocais : gritam que se fartam, a tal ponto que os vigilantes têm de usar tampões anti-ruído.
CIRCUITO DE GINÁSTICA ESCOLAR Treinamento em circuito ou circuit-training é considerado um sistema de organização dos exercícios e de treinamento.
O treinamento em circuito caracteriza-se por ordem sucessiva de vários estágios de exercícios e é uma ótima estratégia para o ensino do movimento.
No ensino do movimento, costuma-se diferenciar dois grupos principais de qualidades físicas relativas à capacidade motora do ser humano. O primeiro grupo comporta força-velocidade-resistência e suas qualidades complexas, tratando principalmente da atividade muscular. Na prática, este grupo está intimamente ligado ao segundo,