Educação fisica
Ao longo do tempo o ser humano foi em busca de meios de organizar a sua vida, sempre buscando uma forma de tornar mais fácil a busca e a localização de objetos, de documentos, de informações.
Nós sempre estamos classificando as pessoas, os amigos, o que comemos, ou seja, coisas do nosso cotidiano e que estão constantemente ao nosso redor. No entanto, essas classificações são feitas de forma involuntária, sem nenhuma intenção. Classificar é um processo mental pelo qual coisas, seres ou pensamentos são reunidos segundo as semelhanças e diferenças que apresentam (p.13, .
Essa ação se desenvolveu ao longo de milhares de anos, desde os povos primitivosaté os dias atuais, e consequentemente sofreram aperfeiçoamentos e também divisões, pois elas podem ser tanto filosóficas (Bacon, Comte e Aristóteles) ou bibliográficas (CDD, CDU ou Library of Congress).
Mas, diferentemente dessas classificações mais tradicionais e conhecidas buscamos neste trabalho apresentar alguns tipos de classificações aplicadas muitas vezes a áreas especificas e que são pouco estudadas e pouco utilizadas, como por exemplo a Classificação dos esportes.
Origem
Esse tipo de classificação foi pensado por diversos autores (PARLEBAS, 1988; RIERA; 1989; WERNER; ALMOND, 1990) sempre visando destacar os diferentes aspectos e dinâmicas existentes entre os esportes.
O sistema de classificação dos esportes que iremos mostrar foi desenvolvido por Fernando J. Gonzalez e está baseado na divisão dos esportes em categorias, que por sua vez são baseadas em alguns critérios: 1. se existe ou não relações com o adversário; 2. se existe ou não interação direta com o adversário.
Segundo esse primeiro critério os esportes podem ser classificados como individuais, ou seja, quando somente uma pessoa participa sozinha da ação do jogo ou prova, como, por exemplo, no judô quando o atleta realiza sozinho a luta, ou pode ser classificado como coletivo, ou seja, quando existe um número tal