Educação Fisica
Profa. Dnda. Ana Cláudia Porfírio Couto
EEFFTO / UFMG – Projeto Guanabara
INTRODUÇÃO
Em primeiro lugar eu gostaria de dedicar a minha fala às crianças, aos adolescentes e aos jovens do Projeto Guanabara e do Guanabara Jovens em Senna, pois sem eles eu não poderia estar aqui.
Dedico a eles todo o amor que houver disponível no mundo inteiro.
Imagem
Com esta intervenção temos o objetivo de explicitar a relação da educação pelo esporte, hoje, no Brasil e como conseqüência ilustrar como esta vem contribuindo positivamente no desenvolvimento humano das crianças, dos adolescentes e dos jovens envolvidos, por meio da promoção dos valores que se constituem em competências para a toda a vida em sociedade. Nossa intervenção dar-se-á sobre três olhares: a pessoa humana; a educação em valores e o esporte.
Falamos pessoa humana por acreditarmos na sua diferença dos outros animais, na sua capacidade de aprendizagem e principalmente na sua potencialidade. Quando falamos da pessoa, direcionamos nossa reflexão à dignidade humana, ao incentivo que deve a educação conceder para que as pessoas possam aderir a uma hierarquia de valores própria. Tratamos da relação que se estabelece via educação, qual seja, educador e educando.
O educador é aquele que educa e o educando é aquela pessoa que está a ser educada. O educador é representado pelo adulto, quer seja nas famílias, quer seja nas escolas, quer seja na sociedade em geral. Neste contexto, é a pessoa que está a cargo da formação humana, de educar com base na axiologia.
A axiologia representa o estudo dos valores, na sua essência. Os valores têm seu conceito em si mesmo, valor é a ação, valor é a conduta, valor é o princípio e acima de tudo o comportamento social. São os valores que estabelecem as diferenças entre as sociedades, os valores éticos, morais e sociais.
Imagem
CLIQUE PARA COMPRAR NO SUBMARINO
Obra: EDUCAÇÃO PELO ESPORTE
A hierarquização dos