educação fisica
Introdução
Tendo em vista a grande demanda de pessoas com necessidades especiais em escolas regulares, o presente trabalho vem apresentar as atividades que são realizadas no Cais Diadema (CENTRO DE ATENÇÃO À INCLUSÃO SOCIAL).
O trabalho ira abordar os conceitos e metodologias aplicadas para a inclusão de seus alunos nas escolas regulares, mostrando através de uma analise qualitativa a importância que as atividades praticadas no Cais Diadema tem na influencia da inclusão de seus alunos no ensino da escola regular.
Segundo SASSAKI (1997), a inclusão é a modificação da sociedade que serve para que pessoas com necessidades especiais busquem seu desenvolvimento e exerçam sua cidadania, titulando-se como processo social amplo que acontece em todo o mundo, esse processo começou a ser efetivado a partir da década de 50. Segundo o autor esse processo serve para que de diversas formas promova uma sociedade que aceite e valorize as diferenças aprendendo a conviver com a diversidade humana podendo compreender e cooperar com essas pessoas de necessidades especiais.
As escolas quanto a espaço inclusivo hoje passam por diversas mudanças para que estejam preparadas para o recebimento desses alunos com necessidades especiais, onde a diversas preocupações como a arquitetura, engenharia, transporte, acesso, experiências, valores, comportamento etc. visando essas precauções e que se discute como promover a inclusão desses alunos de forma que sejam responsáveis e competentes.
A criança desde pequena deve ser estimulada e levada a vivenciar situações diferentes em seu cotidiano, e isso se remete também a crianças com necessidades especiais serem inseridas no ambiente escolar. CARDOSO (2003) nos mostra que a inclusão de alunos com necessidades especiais na escola regular, constitui uma perspectiva e um desafio para o século XXI, cada vez mais