educação fisica
1) O associacionismo foi um movimento cultural de resistência a mercadorização do esporte.Tinha-se o esporte como assunto privado, sem fins lucrativos que supriam interesses especificos de grupos se colocava essa atividade como algo do plano do trabalho voluntário,próximo da filantropia.Visa salientar que o trabalho ganhou importância,ganhou números de adeptos e também em complexibilidade, até que possa alcançar as exigências que lhes foram impostas pela necessidades desses novos tempos, temos como exemplo as obras e reformas de ruas e estadios no Rio de Janeiro devido a copa do mundo de 2014.
2) O esporte passa a ser entendido como instituição social quando articula o lazer, o entretenimento, e o lúdico com outros aspectos da cena social mais ampla: questão de gênero, de classe, etnias, políticas e culturais.Acredita-se que o esporte tenha potência de contribuir com políticas sociais de inclusão estimulando o desenvolvimento de uma cidadania ativa e responsável como no Brasil tivemos a adesão do movimento ESPORTE PARA TODOS que tem como visão tornar o esporte como meio social oportunizando a ideia de esporte educação e esporte lazer.
3) O esporte ja sofreu acão de grupos dominantes, que historicamente, se utilizaram de todos os tipos de processos para manter-se na posição de dominação.Atualmente o esporte educação aumentou sua abrangência; já há uma identificação de esporte social e é a mídia um fator decisivo nos acontecimentos esportivos.
O esporte é para todos,tem significado social,desenvolve a consciência comunitária é uma atividade de prazer e equilibrio social, se tornando acessível a todos os cidadãos.
4) O esporte antes restrito aos privilégios dos nobres burgueses europeus tendo como objetivo de deifinr ideoligias política e mostrar superioridade de um clã sobre o outro. Os jogos populaes foram muitas vezes reprimidos pelo poder publico, como é o caso da perseguição violenta por parte das autoridades brasileiras nas décadas de