Educação fisica
Neste artigo partimos da premissa que aptidão física, saúde e Qualidade de vida relacionada a saúde são variáveis com um alto grau de associação.
Existe uma tendência a uma maior prevalência dos níveis de sedentarismo quando se inicia a vida adulta e essa população adulta jovem tende a ser aparentemente saudável, por ausência de sintomas, muito embora esse grupo tenda a apresentar fatores de risco que potencialmente levarão a doenças hipocinéticas. Em decorrência do sedentarismo cada vez mais prevalente esse grupo populacional tende a apresentar níveis progressivamente menores de aptidão física, de saúde e de qualidade de vida. Essa população, especialmente a partir dos 25 anos deidade, raramente utiliza os serviços médicos e provavelmente não frequenta mais o consultório do seu antigo pediatra e nem atenta para a medicina preventiva. Uma maior compreensão dessa problemática por parte dos profissionais de saúde e em particular dos especialistas em Medicina do Exercício e do Esporte poderá contribuir significativamente para uma melhor orientação e aconselhamento da população.
http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1517-86922000000500005&script=sci_arttext
Qualidade de vida e diabetes Denis Marcelo Modeneze
Qualidade de Vida, porém de um modo mais específico, ou seja, voltado para as pessoas portadoras de diabetes. A pesquisa sobre o tema Qualidade de Vida e Diabetes encontrou a atividade física como componente necessário à melhora da enfermidade e uma conseqüente otimização na qualidade de vida do diabético. Porém, ainda há muitas pessoas diabéticas que não adotam a prática de exercícios físicos, e o que é pior, existem outros que nem sequer sabem que estão doentes. O objetivo deste trabalho foi de analisar limitações físicas e culturais de um grupo de diabéticos. Aplicamos protocolos de avaliação da qualidade