Educação fisica: Formações futebol de campo.
"Carrossel" ou "Futebol Total"
É um esquema tático criado pelo técnico holandês Rinus Michels tem como finalidade que cada jogador assuma uma posição no campo aleatoriamente, ou seja sem posição fixa, menos o goleiro, é claro, e é considerado a maior demonstração de futebol total com todos atacando e defendendo.
Na copa do Mundo na Alemanha em 1974, a Holanda de Johan Cruyff mostrou ao mundo a grande inovação tática, mas caiu perante a Alemanha Ocidental de Franz Beckenbauer perdendo de 2 a 1 na final.
1-1-8
Essa foi a primeira estratégia que apareceu no futebol. Tem-se registro dela em 1863. Usada até 1871, essa tática continha apenas um homem de defesa e um meio-campista, enquanto formava-se uma linha de oito jogadores de frente.
1-2-7
A tática primeiramente usada no futebol inglês, delegava outro atleta para o meio campo, que atuavam como armadores e/ou volantes
2-2-6
Marcou o período de 1872 a 1883. Tinha maior preocupação com a defesa, com dois backs e dois meias, ainda tinham 6 homens de frente, mas eles tinham funções ofensivas. Eram dois pontas, dois atacantes internos e dois centroavantes.
2-3-5, ou Pirâmide
A partir de 1883, a formação adotada por praticamente todo mundo do futebol foi o 2-3-5, conhecida como “Pirâmide”, ou “Sistema Clássico”. Possuia dois zagueiros, três meias ofensivos e cinco atacantes, sendo dois nas pontas, dois segundos atacantes e um centro-avante. Até a Copa de 38 muitas equipes ainda a usavam.
O Flamengo de 54 sagrou-se campeão estadual utilizando esta tática.
WM
Com a mudança na lei de impedimento no fim dos anos 20 (a partir daquele momento um atacante teria de ficar atrás de dois homens de defesa e não de três como era anteriormente) o professor de geometria e treinador do Arsenal Herbert Chapman armou um esquema que mudaria o futebol e seria base de praticamente todas as equipes do mundo. O WM (3-2-2-3 ou até 3-4-3) consistia em três defensores, dois laterais e um zagueiro, dois meias de