Educação, Exclusão e diversidade: políticas e práticas
1. Eu sou um intelectual que não tem medo de ser amoroso, eu amo as gentes e amo o mundo. E é porque amo as pessoas e amo o mundo, que eu brigo para que a justiça social se implante antes da caridade. (Paulo Freire).
A partir de seu estudo, elabore em uma página do word um painel ilustrativo. O tema do seu painel será a Educação na América Latina. Para isso, busque notícias sobre este tema, indique reportagens, notícias, links, vídeos, áudios e outros recursos que preferir e ilustre com imagens selecionadas na internet. Lembre-se que o espaço disponível para este trabalho é de uma página (A4) e que este painel deverá ser criado no word, não é necessário imprimir*.
Nesta questão será avaliada a criatividade, a pertinência das figuras e das notícias selecionadas em relação ao tema do painel. Lembre-se que um painel ilustrativo deve ser coerente como um cartaz. (3,0 pontos)
*Realize esta atividade na última página deste arquivo de AD.
2. Leia o texto, a seguir, para responder as questões propostas:
Educação: direito do cidadão e não mercadoria1
Marilena Chaui2
Preceitua a Constituição Federal de 1988:
Art. 205 - A educação, direito de todos e dever do Estado e da família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho. I. Num ensaio sobre os problemas da educação brasileira, o professor Carlos Jamil Cury[1] observa que a escola e a educação no Brasil encontram-se sob um desafio que se apresenta sob dois pares de conceitos tidos como irreconciliáveis: o par modernidade/qualidade e o par democracia/eqüidade. De fato, diz ele, como a sociedade brasileira opera por meio da desigualdade e da exclusão, considera-se que modernidade e qualidade do ensino excluem necessariamente a democratização – isto é, o direito universal de acesso à escola e ao saber