Educação Especial
MODALIDADES DE ENSINO: Educação Especial
Anderson Pereira Santana
PALMAS-TO
2013
INTRODUÇÃO
O trabalho elaborado pelo acadêmico Anderson Pereira Santana da CEULP/ULBRA na disciplina de Currículo e Gestão em Ambientes Educativos, do curso de Licenciatura em Educação Física, procura analisar a realidade da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Palmas (APAE), como modalidade de ensino Educação Especial, em relação ao currículo que desenvolvem, o tipo de gestão educacional que acontece no seu cotidiano e à forma como organizam o seu trabalho.
A APAE é uma entidade filantrópica de direito privado, sem fins lucrativos. Com a missão de assegurar a pessoa com necessidades educativas especiais, atendimentos especializados nas áreas de saúde, educação e educação profissional, possibilitando a formação de cidadãos praticantes de seus direitos e deveres. As principais ações mantidas são: Uma escola de ensino especial; equipe multidisciplinar, reabilitação neurológica. A instituição é voltada para o desenvolvimento do processo de ensino aprendizagem, socialização e cidadania do portador de deficiência intelectual e múltipla.
A escola oferece atendimento educacional especializado às crianças, jovens e adultos com Deficiência Intelectual e múltipla nos níveis de Educação Infantil, Ensino Fundamental e EJA.
No capitulo v, da LDB (Lei de Diretrizes e Bases) é direcionada sobre a Educação Especial. O Art. 58 diz: Entende-se por educação especial, para os efeitos desta Lei, a modalidade de educação escolar oferecida preferencialmente na rede regular de ensino, para educando com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação. (Redação dada pela Lei nº 12.796, de 2013). E Art. 59. Os sistemas de ensino assegurarão aos educados com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação: