Educação especial
CURSO INSPEÇÃO, SUPERVISÃO E ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL.
1-Faça uma síntese mostrando o ciclo geral da excepcional idade.
R:Na fase pré natal :a mãe e apontada como responsável pela má formação do latente. Fatores como a má nutrição, fator RH, intoxicações, com drogas álcool, doenças, rubéola etc.
Peri natal: a excepcionalidade acontece através de acidentes, tais como traumas obstetrícios provocado pelo parto,posição da criança,afundamento do crânio,anóxia cerebral,asfixia por falta de oxigenação no cérebro.
Muitos neurônios são danificados esses acidentes ocasionam as convulsões até epilepsia e hiperativismo.
Fase neonatal: nos 30 primeiros dias podem ocorrer problemas de adaptação ambiental, temperatura, pois no útero a criança estava protegida agora ela vai ter que se adaptar com o meio que vive.
2-Mostre princípios fundamentais da educação inclusiva e especial.
R:A educação especial obedece aos mesmos princípios da educação geral deve se iniciar no momento em que se identificam atrasos ou alterações no desenvolvimento global da criança, e continuar ao longo de sua vida valorizando suas potencialidades e lhe oferecendo todos os meios para desenvolvê-las ao máximo. A educação especial norteia sua ação pedagógica por princípios específicos que são os seguintes:
a) Princípios de normalização: a idéia de normalização traz em seu bojo a dupla mensagem: uma referente às condições de vida (meios) e outra a forma de viver (resultados). No aspecto meios significa oferecer aos portadores de necessidades especiais as mesmas condições e oportunidades sociais, educacionais e profissionais a que outras pessoas tem acesso.
b) Principio da individualização: a individualização pressupõe a adequação do atendimento educacional a cada portador de necessidades educativas a cada portador de necessidades educativas especiais, respeitando seu ritmo e características pessoais