educação especial
Esta análise de dados faz parte da disciplina de Educação Especial, do quinto semestre, do Curso de Pedagogia, do Centro Universitário .. RS, e tem como objetivo aplicar um questionário a fim de observar como a professora entrevistada, trabalha com a inclusão de crianças com necessidades especiais, da pré-escola da educação infantil, tendo a faixa etária de idade de 5 e 6 anos, sendo esta análise feita em uma escola particular de ... tendo como professora entrevistada não identificada.
Buscou-se ainda analisar o que observamos junto com a professora, em prática, fazendo assim uma comparação do que estamos aprendendo no curso de pedagogia com a professora ....
Nesta análise, coletamos informações a partir da visita à escola, e com a entrevista que está em anexo, realizada com a professora.
Observamos que na prática docente atual, o planejamento tem-se reduzido e ficado cada vês mais pobre de inovações. O que observamos é que em muitas vezes a professora fez fotocópias de outros materiais que estão sendo passados ano a ano sem atualizá-lo e repetindo sempre as mesmas coisas. Parece que desta forma tem mais uma atividade burocrática cumprida, sem ter uma nova idéia de inovação.
A professora entrevistada ressalta que, para que a inclusão aconteça é fundamental que os professores estejam bem preparados e capacitados para atender a clientela. A professora relata “o que vem acontecendo nas escolas não se chama inclusão, pois, o aluno com necessidade especial dificilmente é incluído”.
Para LIMA (2006, p.124) o professor é fundamental no processo de inclusão:
“como afirmamos a efetividade plena e permanente do processo inclusivo depende muito da educação e das atitudes dos professores e, ainda, do seu acesso ás informações.É fundamental, nesse sentido, que cursos de formação de educadores em geral propiciem o contato com pessoas com necessidades especiais, por meio de realizações de visitas a escolas inclusivas ou a