Educação Especial. Educação para todos.
Procurando entender o significado da educação, buscamos na literatura e no discurso de diferentes autores, as definições que mais se aproximam de nossa concepção.
Para, Stainback o papel essencial da educação é ser “como uma via que conduz a um desenvolvimento humano mais harmonioso,mais autêntico, de modo a fazer recuar a pobreza, a exclusão social, as incompreensões, as opressões, as guerras”.
Olhando na perspectiva desse autor, podemos afirmar que o significado do processo educativo na vida das crianças e adolescentes vai além da mera instrução, e que o mesmo não se limita a transmitir os conhecimentos, e criar hábitos, desenvolvendo a memória e a inteligência.
Gimeno-Sacristán complementa essa definição do significado da educação, colocando que: As respostas que cada um de nós tem para as perguntas do que é, quem pensa que é e como se sente e percebe a si mesmo têm muito a ver com a educação recebida, porque Educação inclusiva esta é considerada um valor em si, que não é indiferente para o sujeito ter ou não, e porque a educação é, sem dúvida nenhuma, um enriquecimento da subjetividade que dá certo poder sobre a ação. De alguma maneira, “nos sabemos” de nós mesmos conforme tudo o que sabemos.
Compreendemos que é por intermédio desse processo que irão aflorar os talentos e as virtudes desses sujeitos, alicerçados pela educação dos valores éticos e morais que possibilitarão a participação destes na transformação e na construção da realidade do meio que os cercam.
Da mesma forma, as bibliografias existentes sobre essa temática, mesmo que abordem inicialmente a questão de uma forma geral, lembrando do direito à educação para todos independentemente de qualquer condição, acabam por direcionar seu conteúdo e sua redação para a inclusão das pessoas com deficiência no ensino regular.
A escola, como tradutora das desigualdades vividas em sociedade e nas relações entre os seres humanos, tem reforçado de certa forma a