Educação Empresarial: Princípio para a melhoria da qualidade e Valorização dos Serviços Prestados pela Empresa Contábil
1. Introdução
O objetivo deste trabalho é abordar a necessidade que as empresas contábeis têm em desenvolver um planejamento de ações para mostrar as seus clientes à importância dos serviços que lhes são prestados, concorrendo com a idéia de que o profissional de Contabilidade é um “mal necessário” para sua empresa. A educação empresarial direcionada para a orientação dos clientes na melhoria da gestão de seus negócios, certamente é o caminho para que estes clientes tomem consciência da importância da assessoria de um profissional de Contabilidade para sua empresa.
Se a medida da qualidade dos produtos e serviços é a satisfação do cliente e o bom resultado dos serviços prestados, é responsabilidade do escritório contábil - Hoje mais adequadamente denominado de empresa contábil - assumir por inteiro a sua condição de empresa, que buscam a eficiência, a produtividade e o lucro, de acordo com um planejamento estratégico como as demais empresas. É natural que, em benefício da vocação inerente de crescer e fortalecer-se, faça uso também, do importante instrumental formado de conhecimento técnico especializado e de informações permanentemente atualizadas, mantido sempre a disposição para melhorar o desempenho dos clientes.
A maioria das micro-empresas e empresas de pequeno porte contrata essas empresas contábeis para administrarem seus departamentos Fiscal, Pessoal contábil e até mesmo financeiro, visto que a terceirização destes serviços trás uma redução de custos significativa. Busca ainda suprir a carência de conhecimento para gerir seu negócio. Muitas vezes, estas empresas que nascem e crescem acostumadas a trabalhar de acordo com suas percepções, sem conhecimento técnico de administração, não tendo a preocupação com a documentação contábil, se deparam com a dificuldade em transmitir todas as informações para a contabilidade.
A origem da