EDUCAÇÃO EM SAÚDE A PARTIR DE CÍRCULOS DE CULTURA
O título como vimos em sala de aula é muito amplo não dá para definir o que vem falar o artigo, mas depois de ler o resumo deu para entender que é o método aplicado no estudo dessas duas enfermeiras (autoras do artigo) para tentar mudar a prática de educação em saúde de 10 enfermeiras do Programa Saúde da Família.
Outro ponto que discutimos foi que já vem de outros países o modelo de programas de promoção a saúde, como Cuba e Canadá. Em 1986 foi realizada a primeira conferência internacional que elegeu a carta de Ottawa sendo enfatizada a participação da comunidade nas decisões, definições de planejamentos e estratégias de saúde. E é de direito de todo cidadão, ter conhecimento de saúde para poder opinar e propor melhorias a respeito da saúde em sua comunidade, para assim ter autonomia, ser critico e ver o que está certo e errado para poder buscar e melhorar.
O estudo foi feito em cima do método de circulo de cultura que estamos rebatendo nesse bimestre, no texto fala que foi feito por três momentos: a investigação temática, a tematização e a problematização. Na verdade sabemos que possui outros momentos mais as autoras relatam esses três, percebe-se que está uma fase ligada a outra.
As autoras escolheram um público alvo pensando em fazer a diferença mesmo na população, pois as enfermeiras do PSF trabalham na comunidade vêem de tudo, cada uma vivência experiências diferentes com públicos diferentes. E a partir da pesquisa aprenderam um novo método de interagir, aprender, ensinar, discutir, dialogar. Para elas foi de grande importância participar, pois no estudo mesmo fala que elas estão repassando o método de circulo de cultura na sua área, cada uma com uma idéia diferente sobre o tema e o publico, mas todas com o mesmo intuito de passar adiante o conhecimento para as pessoas, procurando saber o que elas sabem sobre o assunto desejado e assim aprendendo junto com o grupo.
" No ponto de vista da AMANDA