EDUCAÇÃO EM SAÚDE SOBRE HIGIENE CORPORAL PARA ALUNOS DE UMA ESCOLA PÚBLICA
1 Ana Rúbia Pereira de Souza (Acadêmica do 1º semestre do curso de Enfermagem, Universidade Federal de Mato Grosso, Campus Sinop.) Contato: anarubia_sinop@hotmail.com
Introdução: A Educação e Saúde é, do ponto de vista dominante e tradicional, uma área de saber técnico, ou seja, uma organização dos conhecimentos das ciências sociais e da saúde voltada para instrumentalizar e a prevenção de doenças pelas pessoas.
Objetivo: O presente trabalho objetiva descrever a experiência enquanto acadêmica de enfermagem frente à atividade de educação em saúde realizada em uma escola municipal de Sinop-MT que visou a promoção à saúde e prevenção de doenças por meio de boa higiene.
Metodologia: Trata-se de um relato de experiência basicamente formado por um conjunto de palestras básicas com uso de retro projetor e balões tudo para a execução adequadamente da atividade. A mudança do comportamento e a prática habitual da higiene é o foco a ser objetivado. Tomando consciência de que a população participante é as crianças.
Resultados: Os alunos demonstraram interesse durante toda a palestra e na dinâmica com os balões, foram participativos, interagiram com os acadêmicos. A atividade proporcionou o despertar da consciência de uma boa higiene durante seu dia a dia.
Conclusão: A despeito destes seus benefícios a prevalência em apresentar uma boa higiene, tende a favorecer a continua contribuição no dia a dia de cada uma das crianças uma vez que a atividade despertou o interesse. Alem de considerar um relato de experiência aos olhos da enfermagem.