Educação em Saúde Bucal
CAPACITAÇÃO DE AGENTES INDÍGENAS DE SAÚDE PARA EDUCAÇÃO EM SAÚDE BUCAL NAS ALDEIAS DE NIOAQUE- MS
Trabalho de conclusão de curso apresentado à Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, como requisito para conclusão do curso de Pós Graduação à nível de especialização em Atenção Básica em Saúde da Família.
Orientador (a): Prof. Jussara Nogueira Emboava Ortiz.
NIOAQUE/ MS
2014
RESUMO Rosa, TPS. Capacitação de Agentes Indígenas de Saúde para Educação em Saúde Bucal nas Aldeias de Nioaque-MS. Nioaque; 2014. [Trabalho de Conclusão de Curso de Pós-Graduação, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul].
Este trabalho propôs-se elaborar um projeto de intervenção para capacitação dos agentes indígenas de saúde (AIS), especificamente em saúde bucal, nas aldeias da cidade de Nioaque, localizada no sudoeste do Estado de Mato Grosso do Sul. Dessa forma, espera-se aumentar o conhecimento dos agentes de saúde indígenas para que eles sejam capazes de orientar a população sobre a importância dos cuidados bucais, principalmente na primeira infância. Foram realizadas 03 oficinas que abordaram a promoção e prevenção de saúde bucal com ênfase na primeira infância, a relação da má alimentação com a cárie, como fazer a abordagem domiciliar, fluxo de atendimento na unidade de saúde e como é realizada a referência para especialidades. Na primeira oficina foi aplicado um questionário simples, com dúvidas frequentes. Este instrumento foi utilizado para avaliar o conhecimento dos AIS sobre saúde bucal. Na última oficina e após todas as orientações, foi aplicado um questionário com as mesmas perguntas realizadas no primeiro encontro. Verificou-se que no primeiro teste o percentual de respostas corretas foi de 75% e no segundo de 95%. Foi possível observar a importância de propiciar aos agentes de saúde condições mínimas para que se sintam aptos e estimulados a desenvolver ações eficazes de prevenção das doenças