Educação do campo
As seguintes informações estão contidas no PPP (Projeto Político Pedagógico), da Escola Rural Estadual Indígena Rio das Cobras:
A primeira escola da terra indígena Rio das Cobras, foi fundada no ano de 1975, com denominação só de Escola. Não havia um nome próprio. No decorrer dos anos, a escola passou por várias transformações, conquistas e reconhecimento perante toda a aldeia. A partir de 1976, houve o reconhecimento por parte das grandes autoridades, mas o pior ainda estava por vir em 1977, quando houve expulsão dos intrusos não índios que residiam nas terras. Essa revolução foi comandada pelo coronel Nestor da Silva.
Desde sua fundação, a comunidade cresceu e a escola foi ficando pequena para a demanda das crianças. Em 1994, a prefeitura municipal construiu um novo estabelecimento que deveria ser mantido pela FUNAI (Fundação Nacional do Índio) e administrado pela Prefeitura Municipal de Nova Laranjeiras.
A criação desta escola surgiu da necessidade de dar um melhor atendimento a comunidade escolar indígena, respeitando e preservando suas culturas e características sócias econômicas.
Escola Indígena Coronel Nestor da Silva, foi o primeiro nome dado à instituição que era uma escola municipal de 1ª a 4ª série. Antes mesmo do início das atividades implantadas de 5ª a 8ª série, o CEE/SEED (Conselho Estadual de Educação e Secretaria Estadual de Educação) fez exigências quanto à mudança do nome da escola. A partir disto a liderança da comunidade indígena reuniu-se para eleger um novo nome.
No ano de 2002, teve início o Ensino Fundamental Estadual com abertura de uma turma de 5ª série, as demais séries foram implantadas gradativamente nos próximos anos.
Escola Estadual Rio das Cobras – EF foi o nome escolhido após várias sugestões. Foi levado em conta o nome da localidade da terra indígena.(p.7;8)
A Escola Estadual Rio das Cobras – EF foi criada e autorizada a funcionar a partir da Resolução 0894/02 DOE 0837 de 10/04/2002 com o código de 00678 e esta