Educação, diversidade e pesquisa: processo de construção social dos sujeitos e a compreensão da multiculturalidade na escola.
IPATINGA
2011
1 INTRODUÇÃO
A diversidade cultural é tudo que envolve a formação de uma sociedade com suas crenças, conhecimentos, costume e etnias diversas.
O multiculturalismo dentro do processo educativo é a necessidade de convivência harmônica entre diferentes tipos de cultura dentro de um mesmo território sem nenhuma se sobrepor a outra e sim se respeitando.
Dentro do contexto convém informar que o tema proposto neste trabalho, trata-se da “Educação, diversidade e pesquisa: processo de construção social dos projetos e a compreensão da multiculturalidade na escola”.
Sendo assim, os objetivos que se pretende alcançar e explicar sobre o termo “multiculturalismo” destacando a escola como espaço de transformação e humanização. Refletir sobre a formação profissional contribui para o processo de compreensão das diversas culturas e para intervenção da realidade em que atua. Elaborar um texto que apresenta práticas educativas baseadas na interculturalidade, bem como o papel da escola, enquanto espaço de interação social, determinante na preparação de sujeitos capazes de compreender as diferenças existentes na sociedade. Descrever sobre o histórico da educação de jovens e adultos no contexto da sociedade civil e o percurso da legislação educacional brasileira da EJA. Estabelecer uma relação entre: as concepções da EJA, as contribuições de Paulo Freire e os saberes necessários a pratica do professor. Redigir um texto que apresenta os conceitos que sustentam a discussão sobre a sociedade e o modo de vida de grupos sociais diversos e suas culturas em diferentes espaços. Apresentar algumas considerações sobre a relação individuo e sociedade enfatizando o papel da escola de socialização e apropriação dos elementos culturais que compõem a estrutura social.
Convém ressaltar que a importância da construção da presente PA