Educação de jovens e adultos
O presente relatório apresentará todo o processo desenvolvido para a realização do Estágio Curricular Obrigatório na Educação de Jovens e Adultos, bem como trazer várias referências e experiências realizadas num espaço onde se puderam vivenciar na prática muitas das teorias obtidas em estudos e sala de aula. Tanto na observação quanto na prática em Gestão, pôde-se aprender e realizar a maioria dos objetivos, fazendo assim com que todos os participantes aprendessem de alguma forma com o estágio.
O perfil dos alunos e alunas da EJA é de pessoas que na sua maioria, trabalham durante o dia e retomam seus estudos à noite, a fim de que possam concluí-lo, adquirindo seu diploma e pleitear um trabalho melhor, também é o objetivo da grande maioria. Porém, como já se tratou no início, a maioria desiste ou repete, e o projeto de trabalho no estágio na EJA foi baseado nas solitação da equipe diretiva e coordenadoria pedagógica da escola, bem como nas pesquisas com o corpo docente e discente, buscou-se então material para se fazer um trabalho motivacional em cima dos alunos e alunas da Escola Estadual de Ensino Médio Santa Rosa, porém, o que não se esperou, é que mais pessoas fossem motivadas, onde no percurso deste relatório, muitos relatos satisfatórios será apresentado, graças a um trabalho também motivador para o grupo de estagiárias do Centro Universitário Metodista – IPA.
1.1 Caracterização do local de estágio
O estágio curricular na EJA foi realizado na Escola Estadual de Ensino Médio Santa Rosa onde está situada na Avenida Bernardino Oliveira Paim, nº 665, bairro Ruben Berta, na periferia da cidade Porto Alegre. Foi fundada em 10 de setembro 1962 e tem como mantenedora a Secretaria de Estado da Educação.
Está constituída por três prédios, sendo que um é uma construção mais recente, onde está abrigado o refeitório, a cozinha, quatro banheiros, laboratório de ciências e oito salas de aula. Os outros dois prédios têm 46 anos de existência,