EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
Devemos a todo o momento criar condições para que o aluno desenvolva sua competência comunicativa, discursiva, sua capacidade de utilizar a língua de modo variado e adequado as situações menos esperadas em seu dia a dia e às diferentes situações sociais, Devemos também fazer com que o nosso aluno permaneça se interessando em ampliar seus recursos expressivos, seu domínio da língua padrão em suas modalidades oral e escrita.
Não esquecendo da socialização: fortalecer nos jovens e adultos a importância de saber ouvir o outro, desenvolver o respeito mútuo e a sua capacidade de interação.
Os objetivos gerais em conteúdos e os propósitos que se almejam, são organizados em três áreas: Língua Portuguesa, Matemática e Estudos da Sociedade e natureza. Para cada uma dessas áreas expõem-se considerações sobre sua relevância e sobre a natureza dos conhecimentos com que trabalha Encontram-se outras indicações metodológicas e suportes das teorias sobre os ensinos e a aprendizagens dos seus conteúdos. Para cada área há propostas de objetivos tratam de concretizar os objetivos educativos gerais, delimitando-os em campos de conhecimentos. São definidos em blocos de conteúdos para cada área, com elementos de tópicos a serem estudados, sendo que cada tópico há um conjunto de objetivos didáticos, os quais possuem diferenciados modos de aborda-los em diferentes graus de aprofundamentos. Cada objetivo oferece também inúmeras pistas sobre atividades didáticas que ajuda o desenvolvimento dos conteúdos. Os objetivos didáticos há um diferencial à aprendizagem de conteúdos de diferentes naturezas, colocando a disposição o conteúdo de tipo procedimental, que quer dizer, ele aprende a fazer. Os educandos tem a oportunidade em suas aprendizagens de conhecer fatos