Educação de jovens e adultos
AS DESCOBERTAS DOCENTES A RESPEITO DOS SUJEITOS DA EJA E DAS POSSIBLIDADES CURRÍCULARES
Prof. Esp. Kleber Gonçalves Bignarde bigsen@ig.com.br Professor Formador do CEFAPRO/ Cuiabá-MT/Mestrando do PPGE-UFMT
Orientadora: Profª Drª Ozerina Victor de Oliveira
Professora da UFMT
INTRODUÇÃO
Na formação continuada de professores, específicos de Educação de Jovens e Adultos muito se têm falado sobre a importância da identificação do sujeito, levantando o perfil do aluno da EJA, para consolidação de um currículo que atenda esta modalidade.
Mas que currículo é este de fato, e que perspectiva de adequação a este sujeito temos que realizar? Foi guiado por estas indagações que a Escola Estadual Leovegildo de Mello, em Cuiabá, Mato Grosso, através do grupo de professores verificou a importância de combater a evasão escolar e desenvolver uma prática pedagógica condizente com este público.
Na busca da realização das três funções da EJA que são: Reparação, Equalização e Qualificação, há necessidade de construção de um currículo específico para EJA e que gere aproveitamento dos conhecimentos destes sujeitos, levando-os a construção de novos conhecimentos e da oportunidade de uma Educação ao Longo da Vida. Para este processo decidiu-se começar por um diagnóstico do perfil dos educandos, que possibilitasse a discussão e análise do currículo, para superação dessa visão fragmentada e cientificista que tem perpetuado na nossa prática, possibilitando-nos vislunbrar critérios de seleção e organização dos “conteúdos significativos” para essa população.
METODOLOGIA
Para a composição deste diagnóstico do perfil dos alunos para projetar o currículo escolar na superação de um cientificismo tecnicista, para um currículo integrador, que construa uma tessitura de conhecimentos. Reuniram-se os professores da Escola Estadual Leovegildo de Melo, Cuiabá-MT para aplicar no mesmo dia um questionário com perguntas fechadas com todos