EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
PAULO FREIRE :a educação de jovens e adultos.
A escolha deste tema se deu após a leitura que do livro de Paulo Freire “A importância do ato de ler”, achei-o interessante e desde então comecei a pesquisar e interessar-me cada vez mais sobre a alfabetização de adultos e descobri o assustador número de analfabetos em nosso país.
Esse trabalho tem como objetivo geral, conhecer os motivos que traz tantos adolescentes para a Educação de Jovens e Adultos e assim visando pesquisar as possíveis soluções para este problema, já que a taxa de conclusão do Ensino Fundamental na idade correta é muito baixa, e também verificar se a falta de qualidade do sistema de ensino traz consequências, que possam levar os adolescentes a se matricular na EJA.
Foi usada como teoria principal, a experiência e dedicação do educador e filosofo Paulo Freire, e assim a sua visão de educação e métodos para alfabetização.Paulo Freire elaborou uma proposta de alfabetização de adultos, cujo método de alfabetização era passado com muito cuidado, carinho e dedicação pelo educador, e assim,fazendo com que todos enxergassem a importância de alfabetizar-se.
É importante tentar descobrir uma forma de resolver os problemas que levam tantos jovens a desistirem de estudar, e saber o que os levam a procurar a escola novamente, mais tarde. Isso é um trabalho grande, que envolve o Ministério da Educação, Secretarias Estaduais e Municipais de Educação, gestores e, é claro, os professores também, que precisam prepararse para essa realidade.
OBJETIVOS
Analisar que educar Jovens e Adultos não é uma tarefa recente no país, pois, verifica-se que desde o Brasil colônia, quando se falava em educação para a população não infantil, fazia-se referência à população adulta, que precisava ser catequizada para as causas da santa fé.
A educação básica de adultos começou a estabelecer seu lugar através da história da educação no Brasil, a partir da década de 1.930, pois devido às várias