Educação de Jovens e Adultos
RESUMO
No Brasil, à partir da década de 30, a educação de jovens e adultos começa a sua jornada em direção aos indivíduos que não tiveram acesso ou continuidade de estudos no ensino fundamental e médio na idade adequada.
Atualmente, embora a oferta de vagas no ensino fundamental tenha crescido substancialmente, ainda restam numerosos contingentes de jovens e adultos sem escolaridade regular completa.
É importante oferecer a essa clientela oportunidades amplas e variadas para que possam recuperar o tempo perdido e se integrar totalmente a sociedade através de uma ação educativa que valorize esse aluno e a “bagagem” que ele leva para sala de aula como possibilidades de aprendizagem.
Tendências atuais demonstram uma nova concepção que visa dar conta do processo de ensino na educação de jovens e adultos, que se baseia no estudo de problemas/ questões/soluções ao invés apenas de estudos de disciplinas.
Dessa forma, a educação de adultos apresenta uma proposta de letramento e não simplesmente a decodificação de letras que formam a leitura e a escrita.
2
METODOLOGIA
Este trabalho acadêmico tem como metodologia adotada a bibliografia de autores que pesquisaram a fundo o tema abordado, trazendo à tona questões relevantes que foram utilizadas como suporte teórico para a elaboração dos textos aqui apresentados, que visam levar ao conhecimento dos leitores os aspectos essenciais da
educação
de
jovens
e
adultos
3
INTRODUÇÃO
O presente trabalho visa apresentar o enfoque da alfabetização de pessoas jovens e adultas, na visão sócio-histórica e no desenvolvimento cognitivo comparado ao enfoque da alfabetização de crianças também no campo sóciohistórico e no desenvolvimento cognitivo.
Por tratar-se de trabalho de vasta pesquisa, não seria possível iniciá-lo sem uma situação histórica que acompanha a alfabetização de adultos, desde a década de 30, quando tal movimento surgiu no Brasil.
Um rápido relato