Educação de jovens e adultos
2. Levantamento de literatura:
Os documentos levantados para elaboração desse projeto de pesquisa foi obtido através de livros artigo e material disponibilizado na internet.
Os documentos foram organizados e separados de acordo com o tema do projeto.
3. Problema:
Que trabalho a escola de Educação de Jovens e Adultos (EJA) precisa fazer para que os alunos nela permaneçam e concluam seus estudos?
Como deverá ser o relacionamento professor-aluno em uma sala de aula da Educação de Jovens e Adultos?
4. Hipótese: Nos dias atuais há uma grande procura pela Educação de jovens e Adultos (EJA), pois muitos jovens e adultos não tiveram ou perderam a oportunidade de estudarem no tempo certo. São vários os motivos por quais antecederam esses acontecimentos, mas o mais comum é o fracasso escolar, o medo do professor, conforme relato da aluna Luciane (BRASIL, 2006, p.17):
"Foi nesse tempo assim tumultuado e confuso que conheci a professora Dona Pedrina, da qual eu nunca me esqueci e acho que nunca me esquecerei. Quando um aluno escrevia alguma coisa errada, por exemplo, ela falava bem alto para todos na classe ouvirem. E como costuma ser, todas as crianças começavam a rir do erro cometido por alguém. Ela adorava pôr de castigo o aluno que não fazia a lição de casa. Colocava-o de pé na frente da classe. Gostava, também, de dar uma de toda poderosa, dizendo com voz firme 'Luciane, vou comprar uma cartilha para você aprender a escrever. Eu vou conversar com sua mãe para pôr você no primário de novo !!!' Com toda essa experiência, o meu comportamento, hoje vejo, só piorava. Pois eu fingia não estar nem aí, demonstrando isso com palavras e atitudes. Achava que daquela forma as pessoas não ririam de mim". Os jovens e adultos buscam na escola, sem dúvida, mais do que conteúdos prontos para serem reproduzidos. Como cidadãos e trabalhadores que são esses alunos querem se