Educação de Jovens e Adultos
DISCIPLINA: ALFABETIZAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
PROFESSORA: LAURA
ALUNAS: MARIA JOSÉ LEAL DE BARROS MATRÍCULA: 10826064
MARIA RONNYELE ABREU BARBOSA MATRÍCULA:10823817
TURNO: NOITE
Citações do texto: A ALFABETIZAÇÃO DE ADULTOS−CRÍTICA DE SUA VISÃO INGÊNUA: COMPREENSÃO DE SUA VISÃO CRÍTICA
Santiago,1968.
1 – Não concordo com o texto quando diz: Mais ainda, o analfabetismo aparece também, nesta visão ingênua ou astuta, como a manifestação da “incapacidade” do povo de sua “pouca inteligência”, de sua “proverbial preguiça”. O homem não é analfabeto porque quer, ele é por ter nascido em uma sociedade excludente que discrimina o seu povo . A indiferença das autoridades, que só começou a investir em alfabetização quando precisou do voto do analfabeto, então iniciou os projetos para alfabetizar o homem, em especial os do campo, Esse homem que é trabalhador e inteligente, que vive no mundo atual, com as dificuldades e diferenças sem nenhum estímulo para ter um trabalho digno, educação, saúde..
2 – Quanto aos conteúdos, não deveria limitar-se a domesticar o homem, mais sim deixar que o mesmo tenha a sua própria criatividade dentro de sua realidade, sem ter medo de falar de suas experiências cotidianas. É preciso tratar o alfabetizando como um homem que é inteligente e cheio de potencial para ser explorado.
3 – “ Em certas circunstâncias, “o analfabeto é o homem que não necessita ler,em outras,é aquele ou aquela a quem foi negado o direito de ler”.
4− “ Antes da reforma agrária não precisávamos das letras. Primeiro,porque não pensávamos. Nosso pensamento era o do patrão. Segundo,porque não tínhamos o que fazer com as letras. Agora,a coisa é diferente.”
5− “ Entre esses dois caçadores,disse, somente o segundo pode ser que seja analfabeto. O primeiro,não.” Por quê ? lhe perguntei. Rindo um riso de quem se espantava com o meu porquê,respondeu: “Não se pode dizer que o Índio é analfabeto porque